11 novembro 2006

Adeus, Miguel Aceves Mejia

Tinha dado um "até segunda" no post abaixo, mas sou obrigado a teclar novamente hoje, ao ler uma notinha no blog do Noblat.

Passou quase batida na imprensa nacional, esta semana, a notícia da morte do mexicano Miguel Aceves Mejia, prestes a completar 91 anos.

Pra quem não sabe, Mejia foi um ator-cantor que atuou em mais de 60 filmes, a maioria comédias, quase sempre caracterizado como "mariachi", e popularizou a chamada "canção-rancheira" - segundo ele, a maior expressão da alma mexicana. Um dos seus maiores sucessos, "Cucurrucucu paloma" (Tomás Mendez Sosa), foi taxada de brega entre "nós" até que Caetano Veloso a cantou num filme do Almodóvar e a gravou no disco "Fina Estampa" (ê, povinho). Considerado por muitos como o maior cantor popular daquele país, era conhecido como "el rey del falsete". (fonte: Google)

E porque estou citando-o aqui? Simples: nos anos 1950, principalmente nos 1960, ele era famoso no Brasil. E, como não podia deixar de ser, na pequena São Sebastião.

Época em que meu pai fazia bico de bilheteiro no hoje desativado cinema local e, dia inesquecível, trouxe pra casa nossa primeira rádio-vitrola, comprada de segunda mão.

Idos de 1968, 69, 70. Eu com meus sete, oito anos e tendo os contatos iniciais com uma novidade chamada "música".

Ao lado de Nat King Cole, Nelson Gonçalves, Trio Guadalajara, Nelson Ned e Moacyr Franco, Miguel Aceves Mejia foi um dos primeiros cantores que ouvi na vida.

Há muitos anos não ouvia falar dele. Pra dizer a verdade, nem me lembrava mais de que, em longínquos dias, fui seu fã.

Gostosa recordação, mais uma. Meu pai hoje me disse (pelo msn!) que Mejia era seu ídolo.

No You Tube (claro...) tem alguns vídeos dele. Nem preciso dizer que me emocionei ao ouvi-lo novamente. Dá-lhe, Túnel do Tempo!.

32 comentários:

Anônimo disse...

Grande Zé Luiz, tudo em cima? Parabéns pelo blog, cada vez melhor. Textos ótimos e boas indicações para viagens pelo túnel do tempo.
abração, meu amigo.
ricardo tacioli

Anônimo disse...

Caro Zé Luiz.Só hoje fui saber que Miguel Aceves Mejias havia subido para o andar de cima há já dois anos, graças à informação de seu blog. Acabei de gravar uma coletânea de rancheiras em um cd, passando de velhos long play, transformando em mp3.É uma pena que muitas pessoas, mesmo as que já estão da tarde para a noite, como eu, esqueçam seus ídolos.Mas o que fazer? escutar essas coisas medíocres que se criam atualmente e que nada dizem e que nem aos nossos ouvidos fazem bem. Ainda hoje tenho a maior satisfação de, num belo domingo de manhã, escutar "flor silvreste", com mucho gusto.
Paulo roberto - 60 anos.

Anônimo disse...

Zé Luiz:
Hoje ao acessar o google me veio na mente: Miguel Aceves Mejia. Fiz a busca e encontrei o seu blog relatando a morte do cantor, que durante a minha infância conheci ouvindo suas música na vitrola de meu pai. Não gosto nem de lembrar: velhos tempos belos dias (como diz o roberto carlos).
Um Abraço.

Anônimo disse...

eu tenho dez anos, ouço as músicas de miguel aceves mejia atraves de youtube pois minha vó heloisa ferreira conhecida como helõ é fã dele des da adolecencia ,ela nunca desgrudou dele mesmo ele já tendo falecido moro em jales. a minha vó fica todas as noites vendo ele na internet,ela só foi saber que ele morreu traves de voce por isso meus agradecimentos .karen;.

schwab disse...

Pois é, tem até páginas na Net citando o Caetano como Autor de Cucurrucucu...
Mas o Aceves também não é, o autor é o mexicano Tomás Mendes.
Saludos, amigos!

Zé Luiz Soares disse...

Obrigado, Schwab, já corrigi o texto.

abraço.

Anônimo disse...

Também só hoje (19.04.2009) soube, através de seu blog, que o Miguel mudou para o andar de cima. No final da década de 50 e início da década de 60 ouvíamos, do alto-falante do cinema (Cine Brasil) da minha cidade (Piracanjuba - GO), as músicas cantadas pelo saudoso Mejia. Eu era recém chegado da área rural e me deliciava com as modernidades oferecidas pela cidade (luz elétrica, sorvetes, crush, coca-cola, cinema, músicas em alto-falante, etc). Foi uma época de ouro, aquela. E o "Cucurrucucu paloma" ficou gravado para sempre em minha memória.
Sebastião Siqueira Cruvinel - 56 anos.

Anônimo disse...

Caro Ze, obrigado pela informaçao,pois ainda me perguntava "Cadê Mejia". Fui e sou fã desse cantor desde l3/14 anos de idade. Acompanhei seu sucesso, tenho todos os LPs de sua carreira, e atraves do site "REVIVENDO", obtive 8 CD's dele. O maior cantor de rancheras de todos os tempos!!!! tiana/SBC

Osvaldo Luersen disse...

Sou caminhoneiro... Retornando de Foz de Iguaçú, ouvindo a musica Cucurucucu Paloma, cantada pela Perla... Lembrei-me do Mejia...
Com a ajuda da minha filia, descobri esse blog e deixo aqui meu comentario...
Na minha infancia, assisti muitos filmes do Miguel, pois tinhamos um cinema na pequena cidade de Campina da Lagoa - Pr!
Abraços!

Zé Luiz Soares disse...

Pô, adoro ler esses comentários.

Valeu, pessoal.

Um abraço!

FACULDADE E INFORMÁTICA disse...

Zé Luiz
Valeu encontrar seu blog foi ótimo
fiquei sabendo que Miguel cantor Mexicano faleceu em 2006 só hoje 09/09/2009 gosto de ouvir miguel
Gostei do comentário de Sebastião Siqueira Cruvinel de Piracanjuba-Go. ao falar crush lembrei de quando era cirança em Goiânia.

Anônimo disse...

Puxa vida!Há anos não sentia uma emoção assim...Miguel foi o "padrinho" das minhas fantasias e amores da juventude.Isto ficou adormecido até que este blog me propiciou rememorar o que estava adormecido em mim. Obrigado por estas emoções!!!!

Anônimo disse...

ola ze luis foi bom encontrar esse blog me fez voltar ao passado lenbrando me das musicas e dos filmes que assisti do miguel quero saber tambem de marisol e joselito um abraço

Sérgio Visnardi disse...

24/10/2009 - Achei hoje esta nota sobre o falecimento de Miguel Aceves Mejia. Mais do que um ator e cantor, Miguel, para mim, é uma referência que me remete a infância, mais especificamente àquela noite, nos idos dos anos 60, em que meu pai trouxe a vitrola portátil novinha em folha na qual ouvia incansavelmente os velhos Long Play de seu predileto artista.
Canções como Cucurrucucu Paloma, Malagueña, Sete Léguas e tantas outras, ainda hoje em minha memória, seriam entoadas por meu pai nas inúmeras festas e reuniões da família, despertando a admiração de todos, por sua afinadíssima voz que muito lembrava os potentes agudos e inconfundíveis falsetes do Miguel.
Vai aqui minha homenagem ao Miguel e ao meu pai Toninho (Antonio Visnardi) que, com a graça de Deus, ainda hoje nos presenteia com uma canja.
Um grande beijo a você, meu pai.

PS. Se houver curiosidade, uma destas pequenas canjas pode ser ouvida no final programa História dos Bairros de São Paulo - Vila Matilde, veiculado recentemente pela TV Cultura.

donizete disse...

Parabens por tudo Zé luiz, tambem sou fã de Miguel. Nos idos 60 o meu querido amigo Faria Neto da extinta radio anhaguera de Goiânia fez Show com Miguel Aceves Mejia no estadio Olimpico em Goiânia.É só saudade......

Anônimo disse...

EM 1969 DON MIGUEL ACEVES NEJIA,FEZ UM SHOW INOLVIDAVAL NO MINAS TENIS CLUBE DE BH.COM APENAS 5/12 DO MARIACHI FIVE STAR DON SILVESTRE VARGAS(MARIACHI GUADALAJARA.EMPEZÓ ASI:MUY BUENAS NOCHES QUERIDOS AMIGOS;VOY A EMPEZAR CANTANDO LA NOCHE Y TU,E TERMINOU CON RUEGA POR NOSOTROS;PATROCINADO PELO ANIVERSARIO DA RADIO INCONFIDENCIA. QUEM TIVER ESSE VIDEO FAVOR COLOCA-LO EM YOUTUBE.GRACIAS.

Waldir Landim disse...

Mas que m-a-g-a-v-i-l-h-a senhor Zé Luiz, descobrir "sapeando" a net esse seu oásis. Que coisa bacana ler os comentários do pessoal "mais vivido". Compatilho com todos,os sentimentos pelo grande Miguel Aceves Mejia, nosso primeiro professor de espanhol. Poder ouvir Malagueña novamente foi uma grande alegria... Velhos Tempos...Belos Dias
Waldir Landim -Manaus-Am

Anônimo disse...

Pesquisando o Miguel na Net cheguei até seu blog e gostei muito dos comentários. Eu também creci ouvindo Miguel Aceves Mejia, Trio Los Panchos, Nelson Gonçalves, E tantos outros renomados cantores da velha guarda. Hoje sou violeiro, cantor e compositor e as vezes canto La Malagueña em minhas apresentações. Os dois grandes atores, cantores e músicos na minha opinião que merecem o título de "trovadores" foram sem dúvida nenhuma Miguel Aceves Mejia e Vicente Celestino. Abraço.Bareta da Viola.

Anônimo disse...

Ah meu Deus...Minha infância qdo tive o privilégio de ser presenteado com as vozes de Mejia, V. Celestino, Caubi, Nelson Gonçalves, Dalva de Oliveira...E hoje me obrigam a ouvir os Belos da vida, os Molejos e tanta coisa deplorável q chamam de modernidade...Acuda-me Senhor...

Anônimo disse...

Zé Luís:
Eu já escrevi um comentário lá pra cima antes eu tinha 10 anos..
Agora praticamente 12.E te parabenizo de ter escrito todo o seu conhecimento sobre esse grande cantor que já foi e será sempre lembrado pela história mexicana e também brasileira,pois,eu graças a minha avó helô que me fez conhece-lo pelo yotube pra relembrar o passado dela que hoje eu sei quem ele era.
Graças a tudo que tem feito e escrito sobre ele pudi conhece-lo
melhor brigada...
me chamo Karen Vitoria,e como disse moro em jales.Fica com Deus e que "Ele" cuide de voce plenamente.

Anônimo disse...

Sou seu fãm incondicional. Gosto detodas as músicas que gravou: Que seas feliz, La cama de piedra, Vinte años de prison, Gorrichillo pecho amarilo, Seu maior Sucesso: Pé de cedro, Malagueña, Cobarde. Com seus maiores itérpretes brasileiros: Tibagi e Miltinho Rodrigues e Pedro Bento e Zé da estrada e Celinho. COLORADO

Anônimo disse...

Perdemos a mais linda voz masculina de todos os tempos, em 1972 foi Dalva de Oliveira, a rainha da voz. A mais linda voz feminina de todos os tempos.É insuportável mas temos que aceitar tal perda. Todos nós chegaremos lá. Mas eu tenho muitos discos de vinil com as músicas do maior seresteiro; de Dom Miguel Aceves Mejia O eterno. Seu maior sucesso La Malagueña, La cama de Piedra, Que Seas Feliz. Seu maior intérpretes Brasileiros São a Dupla Tibagi e Miltinho Rodrigues que gravou Passarinho do Peito Amarelo. Sem contar com Pedro Bento e Zé da Estrada e Celinho. Que gravou em português: Cama de Pedra, Covarde, 20 anos de prisão. SAUDADES. SAUDAÇÕES COLORADO.

Guel Brasil disse...

Gran amigo José,Murio el maior cantante del mundo; sy quedo com la muerte el falcete inconfundi-ble, que non ay un otro igual.

Anônimo disse...

Há um equívoco do "Anonimo" ali em cima, uma vez que Pé de Cedro é da autoria de Zacarias Mourão, nativo de Coxim. Por isso a musica cita a cidade de Coxim e na referida cidade ha monumento erguido em "louvor" a Zacarias Mourão e ao Pé de Cedro>
[]s

Anônimo disse...

Nossa, qdo li de sua morte, Chorei muitos dias, pois o amava muito.
Tem uma música que ele me dedicou e até hj, cada vez que a escuto me emociono muito.
Amei este homem mais que minha própia vida.E vou continuar a amá-lo por toda eternidade.Dom Miguel Acevez Mejia O ETERNO. SAUDADES MEU AMOR.

Anônimo disse...

Essa música, éra Prieta linda,jamais deixei de ouvir esta musica , pois a letra fala de nos dois.Sua voz éra extraordináriamente linda e apaixonante. Foi insuportavel, mas tive que aceitar tal perda.QUE DEUS O TENHA.

Anônimo disse...

Esta música m Prieta Linda, sempre ouço, pois Miguel a dedicou a mim, porquê fala de nos dois.Sua voz era explendorosamente linda.Desculpa mas não posso falar mais nada. Foi insuportável, mas tive que aceitar tal perda. QUE DEUS O TENHA NO MAIS INFINITO RECANTO DO CEU. ETERNAMENTE SUA.
SUELLEM

Anônimo disse...

Tenho 60-anos,me considero analfabeto digital,apesar de médico, e ao entrar no You Tube para ouvir Julio Sosa y nuestro Miguel Aceves deparei-me com os diversos comentários sobre a sua abençoada pessoa. Sim, porque seus quase 91 anos atestam pertencer ele aos benditos do SENHOR JESUS e dizer-lhe HASTA SIEMPRE na confiança de que O SENNHOR nos Reservará algumas de SUS moradas celestiales.Te pido perdón por solo hoy,31 de Agosto de 2012,através deste comentário,declarar mi admiración por tu persona.Donde quiera quiera que tu estés recibe mi abrazo amigo. Pedro Abdalla.

Oliveira disse...

Desde os 12 anos aprendi a ouvir com meu irmão mais velho e seis amigos em Rio Branco no Acre, Don Miguel, que geralmente escuto e vejo em vídeo nos dias de sexta/sábado, que para mim é o melhor cantor entre todos. Tinha plano de conhecê-lo pessoalmente, mas infelizmente não foi possível. Não haverá outro igual.
Agradeço pela lembrança do seu nome.
Oliveira, Porto Velho - RO.

mariachi ramirez disse...

Galera fã do Miguel Aceves Mejia deixo aqui convite para os sábados mexicanos e latinos no Don Miguel Mexican Bar Campinas onde faço tributo cantando músicas do Rei do Falsete e muitos outros. Apareçam tragam suas famílias e feliz 2015. Parabens ao blogueiro. Meu blog: festasmexicanas.blogspot.com.br. Cordialmente mariachi ramirez

Eusebio Garcia disse...

Adoooreeeeii!!! Miguel Aceves Mejia, sinto saudades, sou da cidade de PASSOS M.G, onde passei a minha infância ,adolescência é uma pequena parte de minha juventude, onde me apaixonei aos meus 15 anos ouvindo este cantor.Ahhhhh!!! Que saudade!!!, Vocês não sabem de quantas lembranças Miguel se fez presentes em minha vida. Mas tudo terminou com minha vinda para São Pulo, com o objetivo de estudar modelagem de moda feminina, e também alfaiataria. Trabalhei na FÓRUM E TRITON 10 anos onde aposentei me. Chorei 13 anos por este amor que tão distante ficou. Foi um amor sincero, respeito, sempre em primeiro lugar. Acredite se quiser , mas eu nunca ouvi a sua voz, e acredito que ele também nunca ouviu a minha porque eu também não falava com ele. Hoje eu canto... EU TENHO TANTO PRA LHE FALAR MAS COM PALAVRAS NÃO SEI DIZE .... COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOOOOOOCEEEEE!!! Hoje tenho 73 anos e guardo na lembranca como um grande filme que é o relicário da profunda saudade que sinto de tudo isso, dos amigos sinceros que deixei ai e também de minha PASSOS / MG querida. Maria Ap.Teixeira Lopes Garcia (Cidinha)

Keity disse...

Boa Noite ! Aprendi a gostar de Miguel Aceves Mejia através de minha irmã que adorava cantar músicas mexicanas ... realmente um cantor que atravessou o tempo nas lembranças de muitos ... cucurucucu ... cantavas ....
Comprei um cd dele recentemente para voltar ao túnel do tempo ... gratificante ... agradecida !!! Deus te abençoe !!!